Desafio Literário – Fev/12 – Títulos com Nome Próprio
O que é esse Desafio Literário?
Tudo sobre o desafio Literário.
Depois de Eragon, parecia impossível ler um livro melhor. E de fato, ainda parece.
Meu Livro nº 2 do Desafio Literário de Fevereiro foi Frankenstein de Mary Shalley da Editora Rocco.
 |
Ilustração de Lynd Ward |
Lendo Frankenstein de Mary Shalley, descobri muitas coisas, principalmente, que uma porção de coisas que eu pensava que sabia a respeito de Frankenstein estavam erradas:
1º. Frankenstein não é um livro de terror, é um livro de drama;
2º. A Criatura (que não se chama Frankenstein) não é verde, não tem a cabeça quadrada, e não tem parafusos no pescoço.
3º. Sabe aquela cena clássica, de como o Frankenstain ganha vida? Com toda aquela parafernália de máquinas, e eletricidade? Pois é, aquilo não existe. Dr. Frankenstein, nunca, jamais, mensionou como deu vida à Besta, isso seria perigoso, pois alguém poderia tentar recriar seu intento.
(O que, vamos combinar, podia funcionar no Séc. XVII, mas no Séc. XXI, essa falta de explicação, não cola!)
4º. O Monstro (que não se chama Frankenstein), não foi construído com partes de corpos de defuntos (não exatamente). Ele foi construído orgão a orgão, parte por parte, minuciosamente, utilizando como matéria prima restos mortais de criaturas (todo o tipo de criaturas mortas).
5º. O Dr. frankenstein, era um cientísta a frente de seu tempo. Possuía profundo conhecimento da anatomia humana, tão minuciosamente, que era capaz de produzir um ser artificial, e acender-lhe a centelha da vida. Mas não tinha faculdades mentais suficientes para construir uma fêmea estéril! O_º
"Mesmo que viessem a deixar a Europa e habitar as paragens do Novo Mundo, poderia advir que um dos primeiros resultados do relacionamento por que suspirava o monstro fosse a geração de filhos, e uma raça de demônios se propagaria pela face da Terra, espalhando o terror entre a espécie humana." ¬.¬
6º. Mary Shalley(Segundo a Wikkipedia), quando escreveu Frankenstein, vivia com o poeta Percy Shelley, tendo já perdido o primeiro filho e tendo um segundo filho com este, que era casado com outra mulher, com quem também tinha um filho. eles tinham um relacionamento aberto e defendiam o amor livre.O_O Em pleno sec. XVII. Não me considero uma pessoa puritana, nem tampouco conservadora, mas, Percy é casado com Harriet, mas vive com Mary e com Claire (ao que tudo indica, tem relações íntimas com ambas), porém Claire tem um romance com Lord Byron, e um filho com este... É confuso, ou não é?
Bom, a história do livro começa com cartas escritas por Walton, um explorador, conduzindo uma expedição, com o intuito de alcançar pela primeira vez o extremo norte do planeta, à sua amada irmã, onde ele narra os detalhes de sua expedição. Eis que em uma de suas cartas, ele narra o estranho evento, onde resgatam um homem, vagando sobre o mar congelado em um trenó puxado por cães, longe de qualquer civilização. Curioso sobre a história do tal homem, acabam por se tornar amigos, e eis que então, o Dr. Frankenstein, lhe conta a tragédia de sua vida! Onde ele, uma vez um brilhante cientista, com um futuro promissor e uma vida de alegrias, destruiu tudo o que possuía e encontrou a sua ruína.
Não me entendam mal, o livro não é ruim. Ele só é, na minha opinião, ingênuo demais! Acho que quando lemos um clássico, é normal esperarmos demais. E é claro, se eu levar em consideração, que o livro foi escrito por uma jovem de 19 anos do século XVII, então, acho que posso dizer que o livro é fantástico. Mas, se eu levar em consideração todos os livros que já li, então ele é fraco e um tanto vazio, esparço e com muito pouca explicação.
"Pare, demônio, de vociferar e de envenenar o ar com suas imprecações! Não sou nenhum covarde para atemorizar-me com palavras! Nada me demoverá! Siga seu caminho!
— Está bem. Vou-me; mas lembre-se de que estarei presente à sua noite de núpcias.
Avancei num salto e exclamei:
— Víbora! Antes que assine minha sentença de morte, trate de estar a salvo você mesmo!"
Mas heim? Há no mundo outra forma de interpretar as vis ameças da infame criatura de outra fora que não:"— Eu vou matar sua esposa."? Esse é o gênio da ciência?
Em contraparte, tem cenários incríveis, descritos com paixão, de alguém que realmente esteve nestes lugares, e realmente amou estar neles. Acredito que estas são as melhores partes do livro.
Frankenstein
Autor: Mary Shalley
Editora: Martin Claret
ISBN: 978.85.723.27.70.1
Nº de Pág.: 220
Início - Fim da Leitura: 01/02 - 10/02
Páginas por Dia: 24
ê