quarta-feira, 27 de março de 2013

Diário Literário - A Hospedeira

     A Hospedeira


     Acho muito difícil exprimir em uma resenha todas as emoções que consigo sentir lendo este livro.
     Tenho mais de 200 livros lidos em minha vida e este é sem dificuldade de escolha, meu livro favorito! E diferente da maior parte de minhas coisas favoritas, que não sei explicar, este eu sei. Gosto de A Hospedeira por que a história mexe comigo!
     Eu não tenho conta de quantas vezes já li este livro. Meu primeiro contato com ele foi ainda em 2008, antes de ser publicado no Brasil. Desde então, já li mais de 150 títulos, e nenhum foi capaz de tomar o "pódio" de A Hospedeira.

     Bom, como o filme está no cinema, decidi que era uma boa ideia relê-lo mais uma vez antes de ver o filme. Esta geralmente é uma má ideia, mas eu o fiz mesmo assim!^_~ Aproveitando então, a releitura para resenhá-lo aqui no blog!
     A história se passa no planeta terra. Em um planeta terra dominado, que assistiu à sua última guerra sucedida finalmente da paz mundial. Uma guerra que a raça humana perdeu. Os seres humanos continuam habitando a superfície deste planeta, porém agora são dominados por uma raça alienígena parasita e pacífica. As almas, são como eles se autodenominaram neste planeta.
     As almas, são uma raça alienígena ancestral, muito antiga, nem mesmo as almas são capazes de denominar sua idade quanto raça. Além da terra, eles possuem em diferentes sistemas solares 13 planetas dominados e assimilados, além de seu planeta de origem.
     A história, como já é marca de Stephenie Meyer, é narrada em primeira pessoa, por uma Alma.
     Peregrina é uma alma muito antiga e respeitada em sua raça, justamente por sua história, que lhe concedeu este nome. Peregrina é uma alma diferente da maioria, pois já esteve em oito planetas, e já viveu oito vidas antes de solicitar sua vinda à terra. A maior parte das almas, costuma migrar uma ou duas vezes, e então estabelecer-se em um planeta, mas Peregrina parece, simplesmente não encontrar seu lugar.
     Ao chegar a terra, por sua vasta experiência, Peregrina foi selecionada para a inserção em uma humana resistente. Melanie Stryder foi encontrada sozinha em Chicago, uma cidade totalmente ocupada pelas almas, quando percebeu que estava sendo perseguida pelos buscadores, atirou-se em um fosso de elevador, tentando tirar a própria vida, porém seu intento foi mal sucedido, e como a medicina das Almas é muito mais avançada que a humana, as Almas foram Capazes de recuperar totalmente o corpo de Melanie, com o objetivo, de, ao inserir uma alma em seu corpo, poderem descobrir de onde veio, e se estava realmente sozinha.
     Deveria ser um procedimento simples. A alma é inserida, a alma se apodera do corpo e suprime o antigo "dono" do corpo, então se apodera de todas as memorias do corpo, o antigo "dono" deixa de existir, então só existe a Alma.
     Só que algo dá errado, Melanie não vai embora, não pode ser suprimida e não permite acesso a todas as suas recordações.
     Agora Peregrina se vê mais perdida do que jamais esteve, ela é odiada por seu hospedeiro, ao mesmo tempo em que não consegue suportar a ideia de abandoná-la!
     Peregrina começa a confundir e misturar os sentimentos de Melanie com os dela própria, até atingir o seu limite e se ver forçada por suas emoções descontroladas a buscar as únicas pessoas que importam para Melanie no mundo. Jared, seu amor e Jamie, seu irmão.
     A busca a leva a um ninho de humanos resistentes, onde ela é o inimigo, ela terá de lutar para sobreviver e encontrar seu lugar neste planeta. 
     Por descrever de maneira tão intrínseca os sentimentos humanos, experimentados por uma criatura alienígena pela primeira vez, a narrativa coloca o leitor "do lado de dentro" da personagem, fazendo com que o próprio leitor experimente a estranheza de ser humano.
     O que mais gosto da Peg é que ela é realmente boa, verdadeiramente boa. Acho que, o que Meyer tentou criar em Edward sem tanto sucesso, conseguiu criar em Peg. Um ser inteiramente bom. Mais humana do que qualquer ser humano seria capaz de ser. Eu a amo profundamente. Ela personaliza a busca de todo o ser humano pelo aperfeiçoamento. Ela é quase perfeita.


A Hospedeira
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
ISBN.: 9788598078595
Nº de Págs.: 557

*****


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;