sexta-feira, 12 de abril de 2013

Diário Literário - Ishmael


     As minhas resenhas para o Desafio Literário estão completamente atrazadas, eu sei! Mas a boa notícia é que as minhas leituras não estão (não muito)!^_~
     O Mês de Março, foi o mês dos animais protagonistas no desafio literário! Meus livros escolhidos foram: Ishmael, Irmão Lobo e Espírito Errante! Foi um mês intenso!

     Ishmael

     Tudo começa com um anúncio de jornal, e nosso narrador (sem nome)se vê enfurecido e intrigado!

     "Professor procura por alunos que tenham o desejo de salvar o mundo"     
     E foi assim que nosso narrador travou face com Ishmael, pela primeira vez! Olhando profunda mente nos olhos negros do Gorila de uma tonelada e meia!
     O Gorila tem uma lição à ensinar: Como salvar o mundo da raça humana. Começamos a acompanhar a história de como as coisas vieram a ser como são, do ponto de vista de Ishmael.
     Ishmael, não sendo um ser humano, nos apresentada uma visão de nossa evolução, vista "do lado de fora", por que ele não faz parte dela! E é quase assustador, ele faz todo o sentido!
     É impossível não se apaixonar por Ishmael, um professor, um pensador, um filósofo. Um gorila.

     Ishmael é um livro para ser lido por todos os que tem o forte desejo de salvar o mundo!

     Conhecendo Ishmael, fiz uma triste descoberta a respeito de mim mesma. Como todo o ser de minha raça, descobri que adoraria ver o mundo ser salvo! E como todo o ser de minha raça, tenho o sonho utópico de alguém apareça com um milagre e conserte o que está errado!
     Lembra daquela cena do Matrix em que o agente Smith descreve a raça humana como um vírus? Pois é, eu, como a maior parte das pessoas na época, pensei espantada: "Nossa! Não é que faz sentido!"
     No entanto, desde de aquela época até agora, nada mudou! Aquela verdade jogada na nossa cara não fez, no final a menor diferença!
     Conhecendo Ishmael, foi mais ou menos como o "tapa na cara" do agente Smith, porém muito mais profundo! Eu consegui sentir vergonha... Da civilização, da tecnologia, do extrativismo desenfreado, do crescimento desenfreado da população mundial, da fome de muitos e da fartura de poucos...
     Eu posso ver que está tudo errado! Mas sinto muito Ishmael, pode me colocar na sua lista de fracassos, por que, sei que está tudo errado, mas não vejo como... Não vejo como consertar!



Ishmael
Autor: Daniel Quinn
Editora: Fundação Petrópolis
ISBN.: 8585663219
Ano: 1998
nº de Págs.: 216

*****

Um comentário:

Michelle disse...

Olá!
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas definitivamente tenho que lê-lo! É duro quando esfregam a triste realidade na nossa cara, né? Acho que, como a maioria das pessoas, um dia eu também acreditei que fosse possível mudar o mundo, mas já faz um tempo tempo que "a ficha caiu" e notei que isso jamais será possível enquanto houver 1 único ser humano vivo na Terra. Difícil de encarar, mas verdadeiro :(
bjo e obrigada pela dica ;)

Postar um comentário

 
;