quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diário Literário - Aviador

     Aviador

"Conor nasceu para voar. Ou mais precisamente nasceu voando!"


     A nossa história se passa em grande parte nas Ilhas Salgadas, um par de ilhas situado próximo a costa de Kilmor em Wexford. No mundo real, estas ilhas não são habitadas, são apenas reserva natural e rochosa para uma infinidade de espécimes de pássaros migratórios, mas na ficção de Eoin Colfer, as Ilhas Salgadas foram doadas ao Cavaleiro Raymond Trudeau, um homem poderoso e ambicioso,no ano de 1711pelo Rei Henrique II, como uma punição por sua ambição, visto que as ilhas nã passavam de um amontoado de pedras e gaivotas, porém o "tiro saiu pela culatra" e o cara achou na ilha menor (conhecida como Pequena Salgada) uma valiosa mina de diamantes, garantindo à família Trudeau Prosperidade e prestígio pelas próximas gerações.

O livro nos situa no Séc. XIX, ente 1878 e 1894, onde acompanhamos Conor Boekhart, o garoto que nasceu voando. Como? Em uma feira de ciências em París, no verão de 1878, o Jovem Capitãodos Atiradores das Salgadas, Declan Broekhart e sua Adorável esposa grávida são convidados à um passeio no magestoso dirigível do Esquadrão Aeronáutico Francês. Na companhia do Capitão Victor Vingy, também cientista francês, apreciam esta preciosidade da ciência moderna, mas algo da errado, o balão é alvejado por tiros e em meio à tensão do momento Catherine entra em trabalho de parto! O Bebê acaba por nascer no ar, em meio a uma queda quase livre. Por sorte, o balão se prende à cabeça da Liberdade (aquela de New York), que está em exposição na feira, ainda sem o corpo, pois quando estiver pronta será dada aos EUA como presente.
     Assim começa nossa história. Acompanhamos então um Conor de 9 anos em sua grande aventura onde resgata a princesa e melhor amiga Isabella Trudeau, do topo da torre do castelo, de onde, é claro, eles escapam voando. A façanha rendeu a Connor o Título de Sir Conor e o direito à educação no castelo, onde ele é entregue à Victor Vingy, que será responsável por lhe ensinar as artes da defesa pessoal, ciência, matemática, línguas e tudo o mais. Conor mostra-se um menino brilhante, com uma promissora carreira de cientista pela frente, porém o destino lhe arma uma arapuca!
     Estando ele,no lugar errado, na hora errada, ele presencia acidentalmente a traição que leva o assassinato do rei Trudeau. Pego pelo assassino como única testemunha ocular do crime, ele é levado a pequena salgada, para trabalhos forçados na mina de diamantes, junto a outros bandidos, não só da salgadas, mas de vários países da Europa. Amargurado e abandonado por aqueles que amava, Conor se vê forçado a abandonar o garoto brilhante que um dia fora, Conor Broekhart. Ele cria uma nova personalidade, o temível Conor Finn, misterioso e manipulador. Agora Conor terá de encontrar uma maneira de escapar do carcere injusto, em uma ilha fortificada, de onde só há um jeito de sair com vida: voando. Terá  de buscar justiça e recuperar a vida e liberdade que lhe foram roubadas.

     Eu nunca havia lido Eoin Colfer, e na verdade comprei este livro, por que a capa é linda (sim, eu julgo o livro pela capa)! E estava em perfeitas condições e muito barato(comprei em um sebo)! E é claro, embora nunca o tenha lido, sei quem é Eoin Colfer! Então comprei o livro e ele ficou lá, pegando pó. Perdi a conta de quantas vezes inseri e movi ele no cronograma de leituras. Mas agora, finalmente está lido!^_~
     E quer saber? Deveria ter lido antes!^_^
     O livro é fantástico, tem personagens cativantes e uma trama de traição e vingança muito bem estruturada, embora um pouco previsível. Tem uma linguagem simples e acessível e não se atém em demasia em detalhes e cenários, só o necessário para situar o leitor, as descriçoes mais detalhasdas são guardas para as engenhocas mecânicas voadoras de Conor.
     O livro me lembrou um pouco O Conde de Montecristo de Alexandre Dumas, embora nunca tenha lido o livro, assisti ao filme, e acredito que tenha servido a Colfer como inspiração para a trama.
     Enfim, o livro vale muito a pena. se tiveres a oportunidade. Leia!


Aviador
Autor: Eoin Colfer
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501082701
Ano: 2009
Nº de Págs.: 448

****

5 comentários:

Michelle disse...

Eu também já comprei livro pela capa ou pelo título. Em geral, foram boas experiências. Não conhecia esse título e parece ser realmente empolgante. Um garoto nascido em um dirigível! Ah, e tem também a magia do século XIX. Gosto de histórias desse período. Dica anotada ;)
bjo

Mayllee-Chan disse...

Eu nunca comprei um livro pela capa, que tenha me decepcionado!^_~ Pelo menos, ainda não!

Lígia disse...

Li os primeiros livros da série Artemis Fowl, também do Eoin Colfer, mas criei certa birra com o autor porque acho que ele está estendendo a série demais; os primeiros livros são bons, mas depois foi ficando forçado, já era para ter acabado.

Independente disso, O Aviador parece ser legal e lendo sua resenha fiquei tentada a dar uma nova chance ao Colfer.

E eu também compro livros pela capa, principalmente quando são baratos.

Mayllee-Chan disse...

Pois é Ligia, sabe que tenho a maior curiosidade de conhecer o Artemis! Mas ainda não rolou, e acho que não vai rolar esse ano, mas quem sabe no ano que vem!?
Como eu já disse, o livro vale a pena, e com certeza vai morar na minha estante!

Beijos.

Roseli Gomes disse...

Bom dia!!!

Já o visitei para conferir suas resenhas, obrigada por compartilhar sua paixão pela leitura!!!

FLYRoBrasileira

Postar um comentário

 
;