quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Diário Literário - A Irmandade das Calças Viajantes


     Fevereiro é o mês de dar risada no Desafio Literário 2013. Escolhi alguns títulos que me inspiraram graça mas, neste meu segundo livro do desafio (veja o primeiro aqui), não consegui muitas risadas... ¬¬ Talvez o problema seja eu...


     A Irmandade das Calças Viajantes

      "Era uma vez um par de calças. Era um par de calças básico - jeans, é claro, azul, mas não aquele azul duro, novo, que se vê no primeiro dia de aula. Era um azul suave, degradé  com um cero desbotamento extra nos joelhos e no bumbum, além de ondinhas brancas nas dobras."

     Tudo começou quando Carmen entrou em uma loja de roupas de segunda mão. Não costumava frequentar lojas de segunda mão, mas as calças estavam apenas três dólares. Não haviam de fato chamado a atenção de Carmen. Ela sequer se deu ao trabalho de experimentá-las. Guardou-as em algum canto do guarda-roupas, e lá elas esperaram.

     Era uma vez também quatro amigas: Lena, Bridget, Tibby e Carmen. Elas já nasceram amigas, pois as mães, todas gestantes esperando bebês para setembro, frequentavam a mesma turma de ginástica para gestantes. As mães acabaram por se tornar amigas, e as crianças, que acabaram por nascer todas em um intervalo de 17 dias entre a primeira e a última, se tornaram amigas inseparáveis. Mas chegou então o verão. Aquele em que completariam 16 anos, e o momento de, pela primeira vez, se separarem.
     Suas vidas e sua amizade sempre fora marcada pelos verões. Época em que estavam de férias, e faziam aniversários. Época em que passavam tanto tempo grudadas que esqueciam-se onde começava uma e terminava a outra. Mas no verão de seus 16° aniversários, tinham planos diferentes, pela primeira vez. Lena iria conhecer os avós paternos, na Grécia, onde passaria os dois meses de férias. Carmen passaria as férias na casa do pai, na Carolina do ?Sul. Seria a primeira vez desde que os pais se divorciaram, que o visitaria. Bridget fora convidada à um acampamento de futebol, em Baja na Califórnia. Tibby passaria as férias em casa, trabalhando em uma franquia de farmácia, estava terrivelmente deprimida. Na verdade, todas estavam.

     Então, as calças apareceram. Tibby foi a primeira a vê-las, guardadas no armário de Carmen, disse que às queria e Carmen a autorizou a seguir em frente, então a mágica começou, embora Tibby fosse pequena, as calças caíram-lhe perfeitamente bem, caíram-lhe com leveza, sem parecerem grandes demais, valorizando as poucas curvas de seu corpo esguio. A seguinte foi Lena, experimentou-as e, embora fosse mais alta que Tibby e tivesse o quadril mais largo, as calças se ajustaram perfeitamente em seu corpo, como se fossem feitas para ela, entre surpresa e descrença, Lena passou as calças à Bridget. Bridget era a mais alta entre as garotas, embora seu corpo fosse atlético, era esguio nos quadris. A prova final seria Carmen. Carmen não era especialmente gorda, mas era de ascendência latina, o que a concedia um quadril privilegiado. Era certo que as calças não poderiam caber nela também, o que seria engraçado, visto que as calças eram dela! Mas couberam. Colaram-se a seus quadris como segunda pele, a deixando um pouco mais magra, mas ainda assim sensual. Estava provado. As calças eram mágicas!
     Definiram então que a caça pertenceria a todas elas! Partilhariam as calças durante o verão, enviando de uma à outra. Seria uma maneira de estarem sempre juntas. Assim surgiu a irmandade das calças viajantes, e as regras que estabeleceram foi:


     A partir daí então acompanhamos as calças e acompanhamos as meninas.

     Lena, a sensata.  É tímida e retraída, e linda. Ela carrega sua beleza como um fardo, como se o fato de ser bela impedisse as pessoas de a verem de verdade. Acho que de todas, foi com quem mais me identifiquei, embora possa verificar traços de minha personalidade em todas elas. Ela tem uma personalidade fechada, por vezes fechada até para si mesma, o que impossibilita de reconhecer os próprios sentimentos. Lena e a irmã mais nova, Effie vão passar suas férias de verão na Grécia, junto de seus avós paternos pela primeira vez. Somos levado por lena à cenários fantásticos em um pequeno vilarejo grego, onde Lena terá de lidar com um suposto pretendente arranjado por sua avó. seu hobby: Pintura em tela e desenho.
     Bee, a vivaz. Ela é energica, de beleza exótica e cabelos cor de palha de milho. Sempre cheia de energia sempre sorrindo, demonstra muito poucas inseguranças e muito pouca prudência! É minha favorita. Acompanhamos a estrela do futebol tentando ganhar as atenções de um dos treinadores do acampamento, e ela promete que o terá até o final do verão. Seu Hobby: Futebol
     Tibby, o patinho feio. Ela é fisicamente a menor do grupo, carrega um certo complexo de inferioridade para com as amigas, e por esse motivo guarda alguns segredos bobos que prefere não compartilhar com ninguém, como por exemplo o quanto ela ama o seu porquinho da índia. Acompanhamos Tibby em seu primeiro projeto de documentário, sobre pessoas esquisitas, onde acaba por conhecer muitas pessoas, mas principalmente, onde se aproxima de Bailey, uma garota de doze anos com leucemia, que acaba por se tornar sua assistente neste projeto. Seu hobby: Gravação, edição e montagem de vídeos.
     Carmen é a chata. Nooossa, como ela é chata! É mimada ciumenta, egoísta e mesquinha! Tá legal, se você fosse convidada a passar as férias na casa do pai, pela primeira vez em anos, desde que os pais se divorciaram, e de repente chegasse lá e desse de cara com esposa nova e filhos novos, tipo: SURPRESAAAA!!! Isso poderia levar qualquer pessoa a beira da loucura! Mesmo assim, ela é chata. A linha de pensamento lógico dela é chata! Seu hobby: Moda (até o hobby dela é chato).

     O livro é narrado intercalando as histórias das garotas com cartas que elas vão se trocando durante o verão, achei o estilo narrativo interessante e dinâmico. A história não foi engraçada como achei que seria, embora Bailey e Tibby tenham me arrancado algumas risadas, acredito que chorei com essas garotas muito mais do que ri. Chorei com Carma, chorei com Bee, chorei com Lena e chorei com Tib.
     Mas a história toda é bela e bem construída. Mereceu muito bem o meu tempo! ^_~

A Irmandade das Calças Viajantes
Autor: Ann Brashares
Editora: Rocco
Ano: 2009
ISBN.: 8532515118
N° de Págs.: 312

****

Um comentário:

Lígia disse...

Adoro esse livro e, realmente, ele é mais triste do que engraçado. Sempre choro quando leio, principalmente na parte da Tibby.

Postar um comentário

 
;