terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2012

Mas, o que é o Desafio Literário?

     O Desafio Literário nada mais é, do que uma Gincana Literária, onde o objetivo é ler, pelo menos 12 livros em um ano. Para cada mês é proposto um tema de leitura, desafiando o participante a abandonar seus preconceitos literários, e mergulhar em estilos nunca antes experimentados.

     Pra saber Mais sobre o desafio:
     O que é o Desafio Literário?
     Desafio Literário - Objetivos

Minha Lista para o Desafio:
    A lista pode, de acordo com as regras do desafio, ser alterada no decorrer do ano.

     Janeiro - Literatura Gastronômica

     O Clube das Chocólatras - Carole Matthews
     A Dieta das Chocólatras - Carole Matthews
     Reserva - Julie & Julia - Julie Powell

     Não tenho nenhum livro que envolva gastronomia na minha estante, infelizmente. Ao menos, não que eu tenha conhecimento. Então, escolhi livros que sempre tive curiosidade de ler, mas, por não fazer parte do meu estilo literário favorito, acabavam sempre indo para o "fim da fila". Agora tenho uma desculpa para comprar.

     Fevereiro - Nome Próprio

     Eragon - Christopher Paolini
     Heitor Servadac - Júlio Verne
     Reserva - Madame Bovary - Gustave Flaubert

     Eragon e Heitor Servadac, foram escolhidos por estarem na minha estante já ha algum tempo. Madame Bovary, é um livro que ainda não possuo, mas considero um daqueles livros que não se pode morrer sem ler, então, essa seria uma grande oportunidade.
    
     Março - Serial Killer

     Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver
     O Inimigo do Mundo - Leonel Caldela
     Reserva - Os Crimes ABC - Agatha Christie

     Pra falar a verdade, os  livros policiais que tenho na minha estante são muito poucos e nenhum se refere a serial killers, então, não tenho nenhum destes. Mas, desde a primeira vez que vi a capa do livro "Precisamos Falar sobre o Kevin", me interessei (Primeiro pela capa,que me deu medo, depois pela sinopse). O Inimigo do Mundo, de Leonel Caldela, está na minha lista de livros a ler, já ha algum tempo. Quanto à Agatha, tenho uns seis livros dela, e nunca li nenhum, mas sempre quis conhecer o estilo da Rainha do Crime. Então aqui, uma ótima oportunidade.

     Abril - Escritor Oriental

     O Livro dos Cinco Anéis - Miyamoto Musashi
     Cavaleiros do Zodíaco Gigantomaquia - Tatsuia Hamazaki
     Reserva - Eu sou um Gato - Natsume Soseki

     Bom, confesso que gostaria muito, muito de colocar Eiji Yoshikawa aqui, mas, tenho de ser realista, e 2012 será um ano, para mim, de muito poucas verbas para livros, e como o Yoshikawa está muito caro, vai além das minhas possibilidades este ano. Então fiquei contentando-me com o Musashi, que tambem já estava na minha lista de leitura há muito. Gigantomaquia dos Cavaleiros do Zodíaco, há tempos está na minha estante para ler, então lerei. Agora, "Eu sou um gato", garimpei no SKOOB pela tag (literatura japonesa), e gostei do título! ^_~

     Maio - Fatos Históricos

     Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva
     Band Of Brothers - Stephen E. Ambrose
     Reserva - O Dia do Chacal - Frederick Forsyth

     Escolhi, estes três, por que já tenho na estante lá em casa (Embora Band of Brothers seja do meu marido). Estão na minha lista de livros para ler um dia, então vou aproveitar a oportunidade.

     Junho - Viagem no Tempo

     Operação Cavalo de Tróia 1 Jerusalém - J.J. Benitez
     Operação Cavalo de Tróia 2 Massada - J.J. Benitez
     Reserva - A Máquina do Tempo - H.G. Wells

     Não tenho os livros da Operação Cavalo de Tróia, mas sempre quis lê-los, e sei com quem posso pegar emprestado, caso não consiga comprá-los: Meu Pai. "A Máquina do Tempo" também é um daqueles livros que não se pode morrer antes de ler, então, fica de reserva.

     Julho - Prêmio Jabuti

     Memorial de Maria Moura - Rachel de Queiroz
     À Sombra do Cipreste - Menalton Braff
     Reserva - O Filho Eterno - Cristovão Tezza

     Esse tema foi o mais difícil pra mim. Não que eu não goste de literatura nacional,inclusive  tenho alguns na lista do desafio, mas realmente os livros nacionais que gosto, são de literatura fantástica, não passaram nem perto do prêmio Jabuti. Demorei um tempão pra garimpar estes.

     Agosto - Terror

     Os Sete - André Vianco
     As Ruínas - Scott Smith
     Reserva - 

     Aqui, novamente, escolhi livros que estão há tempos pegando pó na minha estante, esperando ansiosamente para serem lidos. Hora de pegarem seu lugar no topo da pilha! ^_~

     Setembro - Mitologia Universal

     O Crânio e o Corvo - Leonel Caldela
     O Terceiro Deus - Leonel Caldela
     Reserva - A Batalha do Apocalipse - Eduardo Sphor

     Finalmente aqui, estamos falando "a minha língua" meu estilo literário favorito é Literatura Fantástica, o que tem tudo a ver com Mitologia Universal. Foi muito difícil escolher, por que tenho muitos livros pra se enquadrarem neste tema. Mas, por fim escolhi estes, talvez mude até setembro.

     Outubro - Graphic Novel

     V de Vingança - Alan Moore
     O Procurado - Mark Millar
      Reserva - Wolverine - Paul Jenkins/ Richard Isanove/ Andy Kubert

     Gosto de Graphic Novel, escolhi essas por que tenho acesso a essas.

     Novembro - Escritor Africano

     A Menina Ícaro - Helen Oyeyemi
     Cotoco - John van de Ruit
      Reserva -

     Bom, "A Menina Ícaro", da nigeriana Helen Oyeyemi, já tenho na minha estante há algum tempo, comprei por que estava em uma promoção de livros do Submarino a qual eu tinha de escolher cinco livros, escolhi este pra completar o pacote e nunca o li. "Cotoco" por sua vez, não tenho, mas lí tantas rezenhas interessantes sobre ele este ano que fiquei interessada.

     Dezembro -  Poesia

     A Rua dos Cataventos - Mario Quintana
     O Eu Profundo e os Outros Eus - Fernando Pessoa
       Download em Domínio Público
     Reserva - O Caderno H - Mário Quintana

     Admito, nunca li um livro de poesia, e o que leio de poesia, são as poesias de meu amigo o Nando Barreto do Farrapos de Prata, e todos os seu hereonômios. Mas, o pouco que conheci da obra de Mário Quintana, sempre me agradou. Quanto a Fernando Pessoa, sempre me despertou curiosidade pelo fato de seus múltiplos e distintos heteronômios, motivo pelo qual, escolhi este título em particular dele.

     Bom, sei que estão faltando alguns livros reserva ainda, mas, não tenho idéias no momento, tão logo elas ocorrerem, eu volto aqui e edito a lista.
     Vou dizer uma coisa, deu trabalho! Não achei que demoraria tanto pra conseguir fazer a seleção! Nunca tinha me ocorrido de organizar minhas leituras, vou sempre lendo o que me dá vontade. Vamos ver como vou me sair seguindo um planejamento. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Belas escolhas, eu tambem vou ler Cotoco,estou curiosa!!! Feliz 2012 e boas leituras

Mayllee-Chan disse...

Também estou! Já há tempos queria ler esse livro, li ótimas resenhas sobre ele! Um 2012 doce pra você!

Vivi disse...

Posso falar que fiquei com vergonha da minha pobre lista =(.
Mas é que ano passado a minha estava bem parecida com a sua e no final não dei conta. rsss
Adorei sua lista.

Beijocas

Postar um comentário

 
;