quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Diário Literário - Eragon

     Desafio Literário – Fev/12 – Títulos com Nome Próprio
     O que é esse Desafio Literário?
     Tudo sobre o desafio Literário.

          Bom, o primeiro mês do Desafio Literário por aqui, foi um sucesso! Com 5 resenhas. Vamos ver do que somos capazes no segundo mês!

     Meu Livro nº 1 do Desafio Literário de Fevereiro foi Eragon de Christopher Paolini da Editora Rocco.

     Eragon e Saphira, dois herós de personalidades fortes e contrastantes, dividindo um destino comum.
     Saphira, uma jovem dragão, arrogante e, por vezes agressiva, porém cheia de honra e princípios.
     Eragon, um jovem forte, independente, e com o coração cheio de dor e vingança.
     Unidos pelo destino, eles têm de enfrentar provações, perseguições, e inevitávelmente, escolher um lado, em uma guerra da qual eles nem queriam fazer parte.
     Eles se veem imersos em uma trama de poder entre o Império liderado por Galbatorix, ultimo cavaleiro de dragão e traidor da Ordem dos Cavaleiros, e os Varden, ultima aliança ainda resistente ao Império. Eles precisam escolher um lado.

     O que gostei em Eragon e Saphira, é que em sua busca por um lugar neste mundo, eles sempre buscam o objetivo de jámais se corromperem, ou se tornarem armas de outros. Eles buscam fazer o que é certo para o todo, e não somente para alguns, e esse é o espírito do verdadeiro herói.
     O que eu não gostei em Eragon, é que ele desmaia demais! Toda a vez que a situação fica complicada ele desmaia, e precisa de uma "babá" para cuidar dele!

     A fotografia, a descrição dos lugares e cenários, é linda demais! É um lugar realmente mágico, e as descrições de Christopher Paolini, não somente dos cenários, mas também das criaturas, são reamlente fantásticas! As descriçoes são detalhadas sem se tornarem cansativas.

     Embora seja constantemente criticado pelos fãs de Tolkien, como uma copia barata e mal feita, começando pelo nome das personagens (Eragon/Aragorn - Arya/Arwen) e seguindo com a criação de uma língua própria, nem de longe tão copleta quanto as de Tolkien. Acho que o livro merece seu próprio crédito! acredito que não tenha livro de elfos e dragões que não leve um pouco da inspiração de Tolkien.
     O livro tem boa construção, boa narrativa, boa trama, personagens cativantes, um cenário maravilhoso! O livro tem profundidade e tem, sim personalidade.
    


Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-61384-44-6
êêêêê

12 comentários:

Letícia Estella de Lima disse...

Sou louca para ler Eragon desde sempre! Adoro o filme, e tenho medo que esse carinho se perca ao ler o livro, que provavelmente é bem melhor.

Pelo menos não me lembro de ele desmaiar no filme. Ainda bem.

Karla disse...

Faz tempo que esse livro está na minha lista para ler! Eu sou fã de Tolkien e de fantasia de uma forma geral, mas vou dizer uma coisa, tenho um certo preconceito por "dragões" heróis...rs mas para mim oque importa em uma boa fantasia é o cenário, e vcjá deu uma dica que é um ponto forte do autor. Com certeza vou acelerar a leitura para chegar a vez de Aragon.
Bjs!

Daniela! disse...

Muito bacana sua resenha! Eu ainda não li nenhum livro dessa série, e estava até com um pé atrás. Mas não tem como resistir a uma história de dragões...

Mione disse...

Adorei a resenha. Nunca prestei atenção em Eragon, e nem me atraiu, mas acho que vou rever meus conceitos, porque se tem uma pitada de tolkien eu irei gostar com certeza.

Gostei do teu espaço, vou seguir! beijo =*

Unknown disse...

Opa, que resenha bacana. Já li a série (até o terceiro livro, to aguardando a tradução do último) e vou te dizer fica cada vez melhor.

Sinceramente, não vejo muita coisa igual aos elfos, vai dizer que tolkien inventou os elfos? pelo amor de deus, a galera agarra seu autor favorito e começar a desmerecer os outros!! Vc tá certa, o livro tem personalidade sim.

Vai chegar uma época que eragon vai ver os elfos, e vc vai ver as descrições, são belíssimas!! E se já leu senhor dos anéis, vai perceber que não tem nada parecido, só o básico de elfos (bonitos, vivem muito, voltado para magia), anões (fortes, mineiros e talz) e toda uma magia espetacular dos dragões. inclusive acho a lenda de Paulini muito bem feita.

Parabéns pelo blog, se precisar de livros sobre eragon tenho o resto posso trocar. valeu

SKEAMOR disse...

Nossa, que rapida!!!!
Já leu o livro de fevereiro? como vc consegue?
Ainda nem comecei. rsrsrs
Adorei sua resenha.
Sobre o mês de janeiro, tb gostei muitoo. hauhauah

Michelle disse...

Nem comecei ainda as leituras de fevereiro do Desafio. Mas amanhã começo!
Esse livro nunca chamou minha atenção. Acho que a comparação com Tolkien pesa e me faz fugir...rs.
bjo
PS. Tem selinho pra vc lá no blog!

Ju disse...

Eu AMO esse filme!! E pelo jeito o livro deve ser ótimo também!!! Amei seu blog, é lindo! Criei um há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! Beijo

Vivi disse...

Eu não li o livro. A julgar pela sua apreciação, deve ser mesmo muito bom. ;)

Anônimo disse...

Eu ja' comprei mas ainda nao li!!!! Adorei sua resenha e tenho certezad e que vou gostar.

Anônimo disse...

Já o li todo agora estou no segundo livro do ciclo herança, Eldest

Unknown disse...

Muito legal gostei muito.

Postar um comentário

 
;