sexta-feira, 2 de março de 2012

Devaneios no Firmamento - Quando o Livro Acaba


     Quando O Livro Acaba...

     Quando o livro acaba... Quando o livro é bom, quando o livro é muito, muito bom, e acaba... Ele deixa um vazio ao partir.
     Terminar um livro é como dizer adeus a grandes amigos!
     Você viveu uma aventura ao lado deles... Acompanhando-os nos piores e melhores momentos! E também tinha aquele vilão maldito que você odiou ainda mais do que a personagem principal seria capaz de odiar!^_^
     Mas quando o fim chega, você é jogado pra fora da história! Você esteve lá, naquele lugar, acompanhando aquelas pessoas. E você viveu com elas, aventuras incriveis! Mas quando o livro acaba... A história vai continuar sem você, Por que todos sabemos que "as histórias nunca tem fim, embora os livros gostem de nos enganar a esse respeito. As histórias sempre continuam, não terminam com a última frase, assim como não começam com a primeira"*
     Seus amigos, companheiros de tantas aventuras, seguirão na jornada sem você. E você, seguirá sua jonada sem eles.
          Foram páginas e páginas, por vezes, livros e livros, na companhia destes amigos. E então... acaba... e você sabe que tem de dizer adeus! Este é o momento em que vocês tem de se separar! E é sempre um adeus dolorido... E você sabe, que não importa quantas vezes releia... vai ser como se apenas estivesse revisitando memórias de uma aventura passada... Nunca a mesma sensação como da primeira vez!
     Acredito que esse seja um sentimento muito comum. Algumas pessoas inclusive deram o nome de DPL(depressão´pós livro). Esse deve ser um motivo pelo qual séries de livros são tão populares. Ninguém gosta de dizer adeus! Mas o problema é que quanto mais livros passamos ao lado da personagem, maior o apego, maior é o laço que se forma e maior é a dor da despedida!
Mas não nos importamos. Por que a aventura sempre vale a pena!


*Trecho extraído do livro Sangue de Tinta de Cornélia Funke.

Um comentário:

Michelle disse...

Pura verdade! Alguns livros nos deixam na fossa ao dizerem adeus. Mas ainda bem que a gente se recupera logo e parte para o próximo.
bjo

Postar um comentário

 
;