segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

"Balançando" 2012 - A Retrospectiva Literária

     Retrospectiva Literária 2012



     A retrospectiva literária é uma ideia da Angélica do Pensamento Tangencial, que tem por objetivo nos trazer reflexões sobre as nossas leituras do ano, e claro, nos preparamos para as leituras do ano que chega.
     São perguntas simples, sobre o ano literário. Você encontra o questionário aqui, onde também pode acompanhar os outros participantes e assim comparar resultados.

     A aventura que me tirou o fôlego foi O Mar de Monstros de Rick Riordan. Li em um só fôlego e só parei quando terminou. Foi o livro que li mais rápido este ano, 286 páginas em um dia. ^_~
     O terror que me deixou sem dormir foi  As Ruínas de Scott Smith. Na verdade eu dormi, então tive pesadelos. Não foi uma experiência positiva. >_<
     O suspense mais eletrizante foi Espíritos de Gelo do Raphael Draccon. Um livro que conduz e ao mesmo tempo surpreende.
     O romance que me fez suspirar foi... não li nenhum romance que me fez suspirar este ano...
     A saga que me conquistou: Percy Jackson e os Olimpianos.
     O clássico que me marcou foi Frankenstein Mary Shelley. Marcou. Não de maneira positiva, mas mesmo assim marcou.
     O livro que me fez refletir: As vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky. Um livro muito simples e tocante.
     O livro que me fez rir foi Tom Sawyer de Mark Twain. Engraçado, dramático, romântico e filosófico, na medida certa.
     O livro que me fez chorar foi Brisingr de Christopher Paolini. Só quem já leu pode entender o quanto eu sofri! T-T
     O livro de fantasia que me encantou: Eldest de Christopher Paolini. Estar em Elesméra é algo, simplesmente mágico.
     O livro que me decepcionou foi Herança. Não é um livro ruim, é um livro bom. E embora todos os indícios levassem ao final inevitável que foi, ainda assim queria que tivesse terminado diferente!
     O livro que me surpreendeu este ano foi Eldest  Não esperava o desenvolvimento de Roran da maneira que se deu, e foi uma grata surpresa!^_~
     A frase que não saiu da minha cabeça:
     "As pessoas aceitam o amor que acreditam que merecem" - As vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky
     A personagem do ano: Roran Garowsom Martelo Forte *-* (Personagem da saga O Ciclo da Herança de Cristopher Paolini)
     O casal perfeito: Dubhe e Learco da saga As Guerras do Mundo Emerso de Licia Troisi.
     O(a) autor(a) revelação, da minha lista de leituras foi Leonel Caldela com O Inimigo do mundo, pois foi o primeiro livro de sua autoria e também o primeiro trabalho dele que tive a feliz oportunidade de conhecer. Agora preciso desesperadamente do resto da trilogia.
     O melhor livro nacional que li este ano, de um total de 5, foi  O Inimigo do mundo de Leonel Caldela.
     O melhor livro que li em 2012 foi Deuses Americanos de Neil Gaiman. Trama envolvente, roteiro bem construído, personagens bem desenvolvidas e uma história fantástica.
Em 2012 eu li 31 livros, sendo que destes, resenhei 22. Foi um total de 12.111 páginas. Em média 33 por dia:

Feliz Ano Velho
Guerras do Mundo Emerso 3- Um Novo reino
Os contos de Beedle, o bardo
A Senhora da Magia
As Vantagens de ser invisível
Eldest
O diário de um Mago
Brisingr 

Herança
As Aventuras de Tom Sawyer


     A minha meta literária para 2013 é de 50 livros.Já os escolhi, mas não significa muito, por que mudo a lista e a ordem das leituras o tempo todo no decorrer do ano! ^_~

     Com essa lista, tenho 14.682 páginas, e tenciono fazer uma média de 45 páginas por dia.
     Espero ter um excelente ano literário! ^_^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;