quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Diário Literário - Herança

     Ciclo da Herança livro 4 - Herança

     Depois das emoções lancinantes de Brisingr, depois de ter acompanhado a saga de Eragon e Eldest, eu não poderia esperar outra coisa de a Herança, a não ser a conclusão da saga, ou seja: um texto mais calmo,com o desfecho de todas as personagens.
     É claro, o livro começa descrevendo a principal batalha entre os Varden e a frente Aliada contra o império. E a batalha foi linda de ver (quero dizer ler, mas dentro da minha cabeça eu vi muito bem! ^_~). E foi sim, muito emocionante, e a maneira como nossos heróis alcançam sua tão esperada vitória, e poética, gloriosa e inusitada!

     O desfecho do livro é, infelizmente tudo o que se pode esperar desde Eragon. Digo isso por que a própria história nos encaminha para o final. Ela nos prepara para o desfecho, mas mesmo assim, mesmo sabendo como acabaria, eu queria um final diferente! 
     Novamente, como havia comentado em Brisingr  não sei como exprimir minhas emoções sem oferecer "spoilers" dos outros três livros. Eu gostei das surpresas que me foram apresentadas no decorrer da história, e não gostaria de arrancar de leitores que pretendem lê-los este prazer.
     Não posso dizer que a Herança é um livro ruim. Com certeza não é obra prima de Paolini, mas nem de longe é um livro ruim. Ele apenas não me deu o que eu queria! Eu queria que Murtagh tivesse uma chance de felicidade! Eu queria que Roran tivesse um Dragão! Eu queria que Nasuada fosse mais feliz! Eu queria que Arya fosse mais humana. E eu queria que Eragon fosse menos resignado! Eu queria saber quem afinal de contas é Ângela!
     Eu não tive nada do que eu quis no final desta jornada! Mas eu julgo uma história pelo prazer que me proporcionou, pelo que senti durante a jornada, e não pelo destino final. Eu julgo um livro pela capa, e eu julgo um livro pelo título, mas eu não julgo um livro pelo seu desfecho. Eu sou assim. E mesmo que a história não tenha tomado o caminho que eu gostaria, ela tomou seu próprio caminho. E isso foi bom. Foi?


Herança
Autor: Christopher Paolini
Editora: ERocco
ISBN.: 9788579801242
Ano: 2006
Nº de Págs. 792

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;