sábado, 2 de fevereiro de 2013

Diário Literário - Cabeça de Vento

Cabeça de Vento

     Uma história típica da Meg Cabot! Os livros da Meg Cabot são ótimos livros para se recuperar de uma ressaca literária, o que foi justamente o motivo de eu ter escolhido este livro, por que depois de me afundar em Panem, fiquei quase tão "fora da casinha" quanto Peeta e Katniss.
     E por que eles são bons curadores de ressaca? Por que são livros leves, geralmente curtos, geralmente engraçadas, com um enredo ligeiramente previsível, e exige pouquíssimo esforço para compreensão! Eu não estou criticando, nem censurando o estilo literário da Diva! Às vezes, uma história leve e com todos estes atributos descritos à cima é tudo de que precisamos! Como em uma ressaca literária!

     Nossa personagem é Em Watts, Nova Yorkina, nerd, que se veste como um menino e nutre uma paixão secreta por seu melhor amigo. Tudo bem até aí, o plot é até bem clichê. Mas não sei por que essa história foi meio ruim de engolir... Você pode ser uma nerd Nova Yorkina impopular e de repente se descobrir a única descendente real de um principado europeu. Pode acontecer! E você pode estar atravessando a rua de Washington-DC e um belo dia salvar a vida do presidente! Não é impossível! E até acordar um belo dia e descobrir que é capaz de ver, ouvir bater e beijar os mortos. Eu posso engolir! E uma garota pode ser atingida por um raio e de repente ganhar super poderes. É um clichê! Então por que é que eu não consegui engolir essa história de transplante de cérebro??
     É isso aí! Temos Emerson Watts, essa garota que é um "Tomboy" e não liga pra opinião alheia (a não ser a do Christopher, seu melhor amigo e paixão secreta). E temos Nikki Howord. Super modelo, mundialmente famosa, rica, e linda. Elas casualmente se cruzam durante a inauguração da Stark Megastore, uma loja daquele tipo que vende de tudo, de calibre multinacional, e a qual Nikki representa. Acontece que uma porção de coisas dá errado, e essas duas meninas totalmente diferentes acabam "morrendo" neste dia fatídico! Mas uma delas acorda! Em Watts acorda no corpo de Nikki Howord, após ter tido seu cérebro transplantado para o corpo da recém morta Nikki Howord, o que ela descobriu ser a única maneira de salvar sua vida, visto que seu corpo foi destruído. Porém, devido a clausulas contratuais aceitas por seus pais no momento da cirurgia, forçam Em a continuar vivendo a vida de Nikki! Isso implica abandonar sua antiga vida e seu melhor amigo! 

     Eu acho que não deixei claro que na verdade eu gostei do livro. Ele atendeu às minhas expectativas, e me deu exatamente o que eu esperava. É um livro narrado em primeira pessoa, cheio de romance e com o estilo narrativo engraçado de dentro do cérebro de uma adolescente, como só Meg Cabot consegue. Só o que eu não esperava é que ele terminasse no meio! Mas isso também não foi totalmente uma surpresa, visto que é uma trilogia.
     É um bom livro pra ler sem compromisso e sem grandes expectativas.


Cabeça de Vento
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2010
ISBN.: 9788501083203
Nº de Págs.: 320

***

Um comentário:

Lígia disse...

A premissa me pareceu bem interessante, mas é uma pena que o livro acabe no meio, odeio isso!

Postar um comentário

 
;