sábado, 15 de setembro de 2012

Diário Literário - Feliz Ano velho

     Desafio Literário – Maio/12 – Fatos Históricos



     Desde pequena, sempre ouvi falar deste tal Marcelo Rubens Paiva, sempre tive diversas recomendações para ler esse livro. E tava ali, na estante de livros do Papis, então, aproveitei o tema e lasquei a leitura.

     Meu Livro nº 1 do Desafio Literário de Maio foi Feliz ano Velho de Marcelo Rubens Paiva da Editora Brasiliense.

     Eu achei que teria problemas com o estado do livro, por que ele estava, surrado! Surrado é pouco, estava destruído, costumava ser um livro com uma bela encadernação em capa dura preta envernizada, com a imagem de uma taça vermelha quebrada. Mas a espinha estava destruída(não a do Marcelo, a do livro) e a lombada, já nem existia mais. As capas da frente e de traz estavam unidas com uma fita crepe amarelada que começou a cair conforme eu ia lendo e acabou que terminei a leitura com o livro dividido em três. Então, pensei que isso seria empecilho, por que quando comecei a ler o Mundo de sofia, de Jostein Gaarder, que eu havia comprado em um sebo, fiquei chocada em perceber que várias páginas estavam sublinhadas e com observações de caneta esferográfica! Aquilo me deixava perturbada de tal maneira, que não consegui terminar de ler o livro e acabei trocando-o por outro no SKOOB.
     Engraçado que, embora o livro tivesse várias passagens e alguns nomes próprios sublinhados de canetinha, levei a leitura numa boa, e mesmo nas páginas amareladas e algumas inclusive com manchas de mofo escurecidas. Depois que terminei a leitura, confeccionei uma lombada de cartolina preta, refiz as folhas de guarda e re-fixei as capas ao miolo. Pintei os buracos e descascados da encadernação e Encapei com contact. não sou nenhuma restauradora, mas foi um carinho no pobre e judiado. Eu gostei do resultado.

     O livro retrata a história de Marcelo. Um rapaz de vinte anos, cheio de amigos e cheio de vida. Um cara enérgico, de opiniões fortes, com uma queda forte pela música e um talento nato pra aventura. Ou não...
     Foi em uma de suas aventuras que a tragédia aconteceu. Um mergulho de cabeça mau dado em um lago muito raso resulta na fratura da 5ª vertebra cervical.
     O cara é muito maneiro e manda hiperbem na narrativa, transa umas idéias muito loucas e curte muita gíria. Mas o cara é super do bem. Um cara muito amado,cheio de amigos e cheio de mulheres. Ele narra de maneira muito leve seus sentimentos sobre o acidente e sobre sua recuperação, mesclando histórias do passado, como o sequestro e desaparecimento do pai, com histórias do presente, como sua redecoberta de si mesmo e as mudanças que isto operou na sua maneira de ver o mundo.
     Achei o livro fascinante, e apesar dos "problemas físicos" do meu exemplar, não me abalei e a leitura fluiu hiperbem. A narrativa te um ritmo muito bom, não deixando a coisa cair pro drama, mesclando assuntos sérios com histórias engraçadas, mantendo uma leveza na narração. É uma experiência válida e muito recomendada. Pra quem nunca leu e pra quem já leu também.


Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Brasiliense
ISBN: 8511050094
Ano: 1982
Nº de Pág.: 260

****
Para saber sobre o desafio literário nos outros meses e as outras resenhas do desafio, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;