quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diário Literário - Julie & Julia

     Desafio Literário – Jan/12 – Literatura Gastronômica
      O que é esse Desafio Literário?
      Tudo sobre o desafio Literário.

     Depois do apresentar pra vocês Meu Segredo, e as leituras de O Clube das Chocólatras, A Dieta das Chocólatras e A Fantástica fábrica de Chocolate, pro bem da minha dieta, resolvi sair um pouquinho do chocolate e embarcar com Julie Powell na Fantástica culinária Francesa com meu quarto livro para o Desafio Literário 2012!

Pâté de Canard en Croûte
      Meu Livro nº 4 do Desafio Literário foi Julie & Julia de Julie Powell da Editora Conrad

     Julie Powel, texana de berço, Nova Yorkina por opção, próxima dos 30 anos, casada desde os 24 com o namorado do colegial, sem filhos, com síndrome de ovários policisticos, secretária, infeliz profissionalmente e completamente louca e psicótica.
     Julie está enfrentando uma crise existencial. Sabe quando você está chegando perto dos trinta e para pra pensar, o que foi que você realizou na vida? Pois é, a Julie sabe. Ela chegou aos seus 29 anos e chegou também a conclusão de que sua vida estava toda errada. Ela odiava onde trabalhava, detestava o fato de todos (inclusive seu ortopedista) lhe cobrarem sobre a maternidade e odiava o fato de estar chegando aos 30 anos com a sensação de que, tirando Eric, seu marido, não havia conquistado nada de importante na vida.
     Então, sem saber muito o por quê, ela resolveu iniciar um projeto culinário. Cozinhar 524 receitas do primeiro livro de Julia Child, Mastering the Art of French Cooking, em 365 dias e relatar a experiência em seu blog.

     Gostei da experiência de ter lido este livro. Achei interessante ser baseado em algo que realmente aconteceu, não é o tipo de leitura com a qual estou acostumada, e foi uma experiência muito divertida. Me identifiquei bastante com Julie em vários aspectos. Seu estilo narrativo é muito espontâneo e irreverente, e seus surtos psicóticos são, no mínimo muito engraçados. Não que eu ache engraçado, uma mulher gritando com o marido, chamando-o de "Seu idiota" enquanto atira em sua direção, pedaços demassa crua engraçado, mas é no mínimo comico, não?
     Acho que Julie não imaginava que esse seu projeto pessoal a levaria tão longe. O que gostei bastante na Julie, é que, ela começou esse projeto, para preencher um vazio que sentia, sem saber muito bem, por que cozinhar as receitas daquele livro despertava algo nela. Ela precisou levar o projeto até o final, para entender o que procurava.






Julie & Julia
Autor: Julie Powell
Editora: Conrad
ISBN: 978-85-761-626-81
êêêêê

Um comentário:

SKEAMOR disse...

Ola, gostei da sua resenha, ja te add.
se puder me add tb. bjs
http://cantinhosdoslivros.blogspot.com/

Postar um comentário

 
;